Conselho Fiscal da Cearaprev realiza sua primeira reunião com a posse dos conselheiros

25 de outubro de 2022 - 14:18

Thais Carneiro - Texto

Na manhã da última terça-feira (18) ocorreu, de forma virtual, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Fiscal da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev). Na ocasião, houve o ato solene da posse dos oito conselheiros, entre titulares e suplentes, integrantes do COFIS, que devem exercer o cargo pelos próximos três anos.

O Conselho Fiscal da Fundação tem como objetivo constituir um comitê consultivo de fiscalização e controle interno do órgão. Fazem parte do COFIS, os conselheiros Marcelo de Sousa Monteiro (titular), da CGE; Francisco Gomes Câmara (suplente), da PGJ; Atila Einstein de Oliveira (titular), da Pefoce; Luiz Xavier Oliveira Filho (suplente), da Seplag; Antônio de Pádua Freitas de Araújo (titular), da ALCE; Pedro Paulo Lopes Vieira (suplente), da Sefaz; Marcus Augusto Vasconcelos Coelho (titular), da Sefaz; e Rômulo Pinheiro Ribeiro (suplente), do TJCE.

A pauta desta primeira reunião do Conselho Fiscal da Cearaprev contou com a posse do conselho, a nomeação de Marcelo de Sousa Monteiro, como presidente, e Antônio de Pádua Freitas de Araújo, como vice-presidente, a explanação da estrutura da Cearaprev e a proposta de regimento para o funcionamento do COFIS.

Idealização do Conselho Fiscal

A Cearaprev, desde a sua criação, já previa um modelo de governança composto por alguns órgãos colegiados, como o Conselho Estadual de Política de Previdência Social (CEPPS), o Comitê Estadual de Investimentos da Previdência Social (CEIPS) e o Fórum de Usuários. O Conselho Fiscal veio para complementar esse sistema.

“A finalidade desses órgãos colegiados é exatamente fortalecer a governança de um sistema que é vital para o povo cearense. Toda a eficientização do sistema previdenciário impacta a vida de mais de 9 milhões de cearenses, pois se este prossegue sangrando os cofres públicos, então retira da sociedade recursos que deveriam ir para outros investimentos”, explica João Marcos Maia, presidente da Cearaprev. “Então, o Conselho Fiscal tem relação direta com a eficientização do sistema previdenciário, por meio da contribuição e colaboração de todos esses conselhos, impactando na excelência dos serviços prestados aos 144 mil servidores e aos seus familiares”, encerra.