Outubro Rosa: Cearaprev promove palestra de prevenção ao câncer de mama

20 de outubro de 2021 - 17:18 # # # # # #

Dr. Luiz Porto apresentou como deve ser feito o cuidado com as mamas e alertou sobre a importância do diagnóstico precoce

Na última terça-feira (19), data que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) promoveu um evento em alusão ao Outubro Rosa para seus colaboradores.

Batizado de Pink Day, o evento contou com a presença do Dr. Luiz Porto, médico mastologista e líder do grupo de pesquisa Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC (GEEON), que palestrou sobre a importância do diagnóstico precoce, o acesso a informações sobre câncer de mama no país e as formas de prevenção.

O médico destacou como uma vida sedentária, alcoolismo, sobrepeso e uma dieta não saudável são fatores de risco para a doença. “Eu acho que a prevenção só vai atingir o seu objetivo se nós lutarmos coletivamente, e eu espero que cada uma de vocês se junte ao exército de mulheres contra o câncer de mama”, finalizou.

Outro momento do Pink Day trouxe ainda os depoimentos de quatro colaboradoras do estado, que falaram sobre sua luta contra a doença. A jornalista Fernanda Teles contou sobre sua experiência no enfrentamento do câncer de mama. “A luta contra o câncer é uma experiência dolorosa, mas que nos faz repensar todas as áreas das nossas vidas. Nós, mulheres, somos sobrecarregadas com as inúmeras tarefas que a sociedade nos impõe. Apenas vivendo com mais qualidade de vida estaremos combatendo os fatores de risco para o câncer de mama.”, frisou.

Para o presidente da Cearaprev campanhas como esta auxiliam na descoberta do diagnóstico e fazem com que os colaboradores virem multiplicadores da informação.

“Todos os depoimentos foram riquíssimos em conhecimento e experiência. A Fátima Dias, que trabalhou comigo muitos anos na Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), descobriu o câncer de mama em uma das ações de prevenção da Cafaz que eram realizadas lá. A informação e o cuidado com as pessoas que trabalham conosco salvam vidas”, destacou.

Partilharam suas experiências exitosas Fátima Dias, Fernanda Teles, Lena Lobo e Gorete Medeiros. Depois da partilha houve um momento para perguntas e esclarecimentos a respeito do tema com o Dr. Luiz Porto e as convidadas.

Outubro Rosa

Nascido em outubro de 1990 esse movimento tem como objetivo massificar a informação sobre como prevenir o câncer de mama. Anualmente o mês de outubro é celebrado com a promoção de informações e conscientização sobre a doença para que mais pessoas tenham acesso aos serviços de diagnósticos e possam realizar o tratamento necessário tendo êxito no processo.

Entenda

A Cearaprev vem promovendo ações internas alusivas ao Outubro Rosa durante todo o mês e encerrou as comemorações com o evento para funcionários. As medidas de segurança recomendadas pelo governo foram seguidas e os colaboradores contam com, pelo menos, uma das doses da vacina tomadas.

Serviço

O grupo de pesquisa Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC (GEEON) é iniciativa do médico cirurgião, oncologista e mastologista, Dr. Luiz Porto, professor titular da UFC. Funciona também como extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC desde 1998, com reconhecimento do primeiro lugar no VII Encontro de Extensão com o Projeto de Educação em Oncologia nas Escolas.

O GEEON é uma Instituição Sem Fins Lucrativos que atende a mais de 1200 mulheres por mês. Atua no diagnóstico e tratamento do câncer de mama no Ceará, ofertando à população:

– Consultas com mastologistas;
– Mamografias;
– Ultrassonografias;
– Biópsias de lesões da mama;
– E outros procedimentos de alto custo.

Quem tiver interesse em ajudar o GEEON, o grupo está realizando uma “Vakinha Online”.

Facebook: geeonceara
Instagram: @geeonceara
E-mail para contato: geeoncomunica@gmail.com
Telefone para contato: (85) 3283-6700