Novembro azul: Cearaprev promove palestra de conscientização ao câncer de próstata

30 de novembro de 2021 - 11:00 # # # # # #

A enfermeira Larissa Martins discursou sobre saúde do homem e alertou sobre a importância de realizar os exames preventivos

Na última segunda-feira (29), a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) promoveu um evento em alusão ao Novembro Azul para seus colaboradores. A ocasião contou com a presença da enfermeira Larissa Martins, educadora em saúde do Sesc Centro.

A profissional de saúde destacou o quanto o diagnóstico tardio e tabu em torno dos exames de rastreamento são agravantes para a doença. “Um homem morre a cada 40 minutos por conta do câncer de próstata”, revelou durante a palestra.

Larissa ainda frisou o quanto o câncer de próstata é uma doença silenciosa, que demonstra sintomas já em um estado mais avançado. “É importante que esse homem não espere os sinais aparecerem para procurar ajuda. Como a gente já falou, esse nódulo [na próstata] pode nascer ali em qualquer lugar e daqui que ele mostre algum sintoma, pode ser que já esteja em um estado mais agravante desse câncer”, concluiu.

Para o presidente da Cearaprev, João Marcos Maia, a campanha auxilia na conscientização sobre a doença e também na eliminação do preconceito quanto aos exames preventivos.

“A Cearaprev não vai se furtar de cumprir o papel dela de conscientização e de levar conhecimento para o nosso público-alvo, que é em torno de 70 mil homens, servidores estaduais, ativos ou não”, destacou.

Novembro Azul

Nascido na Austrália em 2003 e trazido para o Brasil em 2011, esse movimento tem como objetivo massificar a informação sobre a prevenção ao câncer de próstata. Anualmente o mês de novembro conta com a promoção de conscientização acerca da doença para que mais pessoas tenham acesso aos serviços de diagnósticos precoces, visando também eliminar o tabu existente em torno dos exames de rastreamento.

Entenda

A Cearaprev encerrou as comemorações alusivas ao Novembro Azul com o evento para funcionários. As medidas de segurança recomendadas pelo governo foram seguidas e os colaboradores contam com as duas doses da vacina tomadas.