Cadastro e prova de vida: Cearaprev não repetirá processo em 2022

30 de junho de 2022 - 16:52

Thais Carneiro - Texto

A Fundação de Previdência do Estado do Ceará (Cearaprev) não repetirá o processo de cadastro e prova de vida para os servidores e beneficiários que realizaram a operação em 2021. No entanto, os servidores e beneficiários que ingressaram no serviço público estadual em 2022 precisarão efetuar seu cadastro por meio do aplicativo Cearaprev On-line.

Realizado por meio do app da Fundação, o cadastro e prova de vida é obrigatório para todos os servidores públicos ativos, inativos, aposentados, pensionistas, de reserva e reforma do estado do Ceará. Ao final de 2021, quando foi encerrado o prazo da operação, a plataforma contabilizava a atualização dos dados de mais de 138 mil beneficiários.

Agora que o primeiro ano do aplicativo foi encerrado, a Cearaprev deve investir em melhorias para o processo. É o que afirma João Marcos Maia, presidente da Fundação. “A função de cadastro e prova de vida vai ser realizada, obedecendo uma sistemática bem mais fácil para o servidor. Até porque não é intenção nossa fazer o processo geral como fizemos agora. Aquelas pessoas que estiverem usando o app Cearaprev On-line no Lojas Online, no Serviços em saúde e Minhas Finanças, essas pessoas ao movimentarem o aplicativo já vão estar fazendo o reconhecimento facial e, dessa forma, não precisam fazer esse processo completo novamente”, explica.

A fala se refere às novas funcionalidades do aplicativo Cearaprev On-line, lançadas em abril, e que incluem Pensão por morte, serviços em saúde, Lojas online e Minhas Finanças. O uso dessas ferramentas servirá como uma renovação constante da prova de vida do beneficiário já cadastrado no app, dispensando o processo completo.