Aplicativo Cearáprev On-line estará disponível para download a partir do dia 11

8 de janeiro de 2021 - 10:51 # # # #

Recadastramento e prova de vida

Beneficiários ativos e inativos precisam fazer o recadastramento e prova de vida de forma virtual por meio do aplicativo

 

Depois de capacitar mais de 600 facilitadores das secretarias e órgãos do Governo do Ceará e de realizar o recadastramento e prova de vida, na fase inicial, de 900 beneficiários, entre ativos e inativos, a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearáprev), disponibiliza, a partir desta segunda-feira (11), nas lojas Google e Apple, o aplicativo Cearáprev On-line.

O recadastramento e prova de vida, antes realizados nas agências do Bradesco e de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), passa a ser realizado de forma virtual por meio do aplicativo Cearáprev On-line, gerido pela Cearáprev, vinculada à Seplag.

O prazo para os servidores realizarem o processo vai até o dia 30 de junho. Para o presidente da Cearáprev, João Marcos Maia, a disponibilização do aplicativo nas lojas está acontecendo no momento oportuno, pois o aplicativo já está suficientemente testado.

“Já estressamos bastante a ferramenta. Observamos os erros, disponibilizamos para os facilitadores e os nascidos em janeiro e vimos quais eram as melhorias que deveriam ser realizadas. Aperfeiçoamos o aplicativo de forma que ele está acessível, com linguagem simples e fácil usabilidade contudo, evoluiremos a ferramenta permanentemente em 2021”, destaca.

O aplicativo idealizado pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará possui tecnologia de reconhecimento facial, documental e cruzamento de dados. As informações de acesso ao sistema guardião da Seplag (CPF e senha) precisam estar atualizados para o êxito do processo, daí a necessidade dos servidores atualizarem os dados no Guardião.

Entenda

Para ter acesso ao Guardião o servidor precisa preencher os campos com CPF e senha. Caso não lembre a senha é necessário informar o e-mail para receber nele o link de recuperação. Se não lembrar qual e-mail foi cadastrado será preciso ir ao departamento de recursos humanos da secretaria de origem para atualizar os dados (e-mail, telefone).

O reconhecimento facial do beneficiário será feito por meio de fotografias tiradas pelo próprio celular dentro do aplicativo. As fotos e o preenchimento dos dados pessoais são etapas obrigatórias do processo de certificação. O app só estará liberado para uso após a validação de todas as informações fornecidas.

Além do recadastramento e prova de vida, o aplicativo também terá os serviços de pensão por morte, aposentadoria, reserva e reforma e loja on-line com previsão de disponibilidade ainda em 2021.

Outros beneficiários

Os beneficiários dos poderes Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público do Ceará terão acesso ao sistema guardião. Esses servidores também realizarão o processo por meio do aplicativo.

A Cearáprev possui uma equipe de atendimento telefônico para sanar os questionamentos e realizar agendamentos (caso o servidor ativo ou inativo não possua smartphone) sobre recadastramento e prova de vida. O número 3108.0135 funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 13h às 17h, com essa finalidade.