Ceará é pioneiro em processo on-line de recadastramento e prova de vida

22 de janeiro de 2021 - 08:41 # # # #

Aplicativo desenvolvido pela Cearáprev é exemplo para o país

Uma iniciativa inédita no Brasil está transformando a vida de centenas de beneficiários do serviço público no estado do Ceará. O aplicativo desenvolvido pela Fundação de Previdência Social é destaque na nova forma de fazer recadastramento e prova de vida.

De forma 100% digital os serviços da previdência social do Estado do Ceará podem ser realizados por meio do aplicativo Cearáprev On-line.

O primeiro serviço a ser disponibilizado foi o do recadastramento e prova de vida. Por meio delas os servidores ativos, aposentados, pensionistas, reforma e reserva podem fazer a atualização de seus dados, seu recadastramento e prova de vida.

O processo tem início com o credenciamento do smartphone. É necessário fazer um cadastro do telefone com os dados do proprietário do aparelho (nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone).

O segundo passo é o book de segurança: uma foto de frente (selfie), uma foto olhando levemente para o lado direito, uma foto olhando levemente para o lado esquerdo e uma foto de frente segurando um documento de identificação com a foto para frente.

Em seguida é necessária a verificação do aparelho. O CPF do dono do celular deve ser informado e o código a ser inserido será enviado por SMS para o celular cadastrado.

O quarto passo é acessar o sistema guardião. Será necessário inserir o CPF do beneficiário e a senha que é utilizada por ele para acessar o sistema guardião.

Após realizar esse passo o credenciamento do smartphone terá sido concluído com sucesso.

O recadastramento tem início após o credenciamento do aparelho.

Para realizar o recadastramento e a prova de vida são necessários os seguintes documentos:

Documento de identificação com foto recente, cadastro de pessoa física (CPF), comprovante de residência e título de eleitor.

Para o presidente da Cearáprev, João Marcos Maia, todos esses passos são de fundamental importância para garantir a segurança dos dados.

“O aplicativo foi desenvolvido com tecnologia de ponta. Temos biometria facial, digital e futuramente de voz. A ferramenta está em contante atualização para atender cada vez mais a necessidade do beneficiário”, destaca.

A Cearáprev disponibiliza de uma central de atendimento de 08h às 12h e 13h às 17h pelo telefone 85 3108.0135. O beneficiário também pode entrar em contato com a ouvidoria pelo número 3108.0136 e por meio das redes sociais da instituição.