Presidente da Cearaprev ministra palestra no evento TCEduc 2021

25 de novembro de 2021 - 18:00 # # # # #

Realizado pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará), o evento abordou temas relacionados à administração pública.

Na última quinta-feira (25), foi realizada a edição especial do programa TCEduc 2021, uma iniciativa da Escola de Contas do TCE Ceará e Instituto Plácido Castelo (IPC). A ocasião contou com palestras em torno de temas relacionados à administração pública, sendo mediadas pelo coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz.

Convidado a participar do evento, o presidente da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev), João Marcos Maia, ministrou a palestra “Aspectos Relevantes da Nova Previdência Social”.

Na ocasião, o presidente discursou sobre a questão previdenciária no Brasil, que, para ele,  “do ponto de vista fiscal é o segundo maior problema deste país”. No que compete ao que o estado pode fazer para melhorar essa situação, João Marcos Maia ressaltou “nós temos que mergulhar até entender o que é que o cidadão espera de nós, para que possamos oferecer para esse cidadão produtos e serviços dentro das especificações que ele deseja, e não apenas o que eu posso entregar como homem público”.

João Marcos Maia acredita que é possível fazer uma grande revolução no sistema previdenciário desenhando caminhos mais curtos e simplificando. Para ele, o Tribunal de Contas é um grande parceiro nessa modernização.

“Os gestores públicos temem os órgãos de fiscalização, por isso é necessário que os órgãos de fiscalização mudem o foco da avaliação levando esse foco para resultados, desta forma cada gestor público avaliará melhor a aplicação desses recursos para ter certeza de que aquilo que está sendo aplicado vai trazer retorno para a sociedade, vai agregar valor para a sociedade. Se nós assim não o fizermos, nós vamos levar muitos anos para mudar essa cultura miserável dessa burocracia que não gera resultado nenhum”, enfatizou.

O aplicativo Cearaprev On-line também foi apresentado, bem como os resultados do recadastramento e prova de vida, dando ênfase ao êxito dos processos, que antes eram feitos de forma física e agora estão no meio digital.

“A ideia é que diminuamos a burocratização das coisas. Tem processos, como aposentadoria e pensão, que demoram anos entre idas e vindas dos órgãos e os beneficiários não possuem esse tempo”, destacou.

Para Juraci Muniz a participação do presidente da Cearaprev no evento foi relevante para abordar a Previdência Social como desafio para a administração pública e entender o que está sendo feito para modernizá-la. “Agradecemos e parabenizamos pelo êxito na área de Previdência, o estado do Ceará é exemplo hoje para o Brasil de várias práticas e isso mostra o fortalecimento das instituições”, destacou.

A palestra na íntegra está disponível no YouTube da Cearaprev.