Recadastramento e prova de vida: Cearaprev realiza balanço do 1º ano do processo

8 de dezembro de 2022 - 14:51

Thais Carneiro - Texto

Prestes a iniciar um novo processo de cadastro e prova de vida, a Fundação de Previdência do Estado do Ceará (Cearaprev) encerra os dois primeiros anos do aplicativo Cearaprev On-line realizando um balanço do recadastramento de 2021.

Realizado inicialmente entre janeiro e junho de 2021, o processo teve seu prazo estendido até agosto e depois até dezembro. Dessa forma a Fundação encerrou aquele ano com um total de 142.496 servidores e beneficiários cadastrados na plataforma digital, com outros 4.184 sem cadastro.

Para o presidente da Cearaprev, João Marcos Maia, o primeiro ano completo do processo representou um êxito para a organização. “Foi uma ótima experiência, considerando que era um aplicativo pioneiro e desenvolvido por uma equipe da própria Cearaprev, obviamente com o suporte da Etice”, explica. “E isso nos levou a obter resultados maravilhosos, pois 85% das pessoas conseguiram realizar o recadastramento e prova de vida sozinhas, sem precisar se deslocar da sua residência”.

Ainda de acordo com João Marcos, o aplicativo, além de oferecer maior conforto aos servidores e beneficiários, trouxe uma grande economia ao estado. “O resultado nos ensejou a gerar uma economia no exercício de 2022 – nós estamos fechando novembro e dezembro agora – de aproximadamente 50 milhões de reais”, aponta.

Mudança de nomenclatura

Durante o processo inicial, o nome dado à funcionalidade do aplicativo Cearaprev On-line foi recadastramento e prova de vida, pois o intuito era recadastrar os servidores e beneficiários que já faziam parte do estado na base de dados da Fundação.

Agora que essa ação já foi concluída, a Cearaprev passará a chamar o processo de cadastro e prova de vida. Dessa forma, aqueles já cadastrados na plataforma precisarão apenas atualizar os seus dados periodicamente, de acordo com as datas indicadas pela Fundação, com a eventual inserção dos novos ingressantes no estado.

Cadastro e prova de vida 2023

O novo processo de cadastro e prova de vida, obrigatório para todos os servidores públicos ativos, inativos, aposentados, pensionistas, da reforma e reserva remunerada do estado do Ceará, acontecerá entre janeiro e junho do próximo ano.

A Fundação promete melhorias para 2023, deixando a operação mais simples para aqueles que já realizaram o recadastramento em 2021. “Nossa intenção é deixar tudo mais simples, mantendo só as informações mais essenciais e que precisam ser atualizadas pelo servidor”, explica o presidente da Cearaprev.